Séries que abordam o Racismo

143

Olá! Recentemente uma polemica envolvendo uma das princesas da Disney tem ganhado a internet, Ariel protagonista da animação a pequena sereia sofre críticas agora em seu live action por ter sido escalada uma atriz preta. Halle Bailey sofreu críticas e hate por uma grande parte de um público que é sim racista ao dizer que uma criatura fictícia, ou seja, não existente não poderia ser interpretada por Halle pois a história perderia o sentido e nostalgia. 

ANÚNCIO

Hoje eu decidi trazer aqui algumas séries que abordam racismo para tentar conscientizar as pessoas sobre esse tema extremamente delicado e recorrente   e quem sabe depois de assistir alguns desses títulos se possa entender a dimensão que esse comportamento racista pode tomar na sociedade. 

ANÚNCIO

1- Self made 

Self Made conta a história incontável e altamente irreverente da pioneira e magnata dos cuidados com os cabelos negros, Madam C. J. Walker, e como ela superou a América hostil da virada do século, rivalidades épicas, casamentos tumultuados e alguma família insignificante para se tornar a primeira milionária americana self-made. 

2- Olhos que condenam  

Cinco jovens negros do Harlem foram injustamente acusados de estuprarem uma mulher no Central Park. Eles só foram inocentados em 2014, depois que evidências de DNA comprovaram que o grupo não estava conectado ao brutal crime contra Trisha Meili. 

ANÚNCIO

3- Them 

Them é uma série antológica que explora o terror nos Estados Unidos. A primeira temporada, que se passa nos anos 50s, gira em torno de uma família negra que se muda da North Carolina para um bairro branco de Los Angeles. O lar da família se torna o ponto de partida onde forças do mal, tanto vizinhas quanto sobrenaturais, ameaçam, atacar e destruí-los. 

4- Small Axe 

ANÚNCIO

Small Axe é uma série de antologia que reúne cinco histórias diferentes ambientadas em Londres, entre 1969 e 1982. Todas elas giram em torno de uma comunidade de imigrantes caribenhos que vive à margem da sociedade britânica, sofrendo preconceito e maus-tratos. Numa época marcada por tensões políticas, essas pessoas lutam para ter seus direitos respeitados e se tornam um exemplo de resistência contra um sistema opressor. 

5- Cara gente branca  

As mais refinadas faculdades americanas podem representar uma enorme carga de estresss para seus alunos. Tensões sociais, a pressão acadêmica e o medo que vem com a chegada à idade adulta podem ser aterrorizantes. Pior que isso, só se você for um afro-americano, tendo que lidar com os alunos majoritariamente brancos e os estigmas associados a você pela sociedade. 

6- The Underground Railroad 

Baseado na obra de Colson Whitehead, The Underground Railroad acompanha Cora (Thuso Mbedu), uma mulher escravizada que enfrenta desde cedo as dificuldades da vida. Ela trabalha em uma plantação de algodão no estado americano da Geórgia, onde não parece se enturmar com os outros escravizados. Mas tudo começa a mudar quando ela conhece Caesar (Aaron Pierre), um recém-chegado na região e que possui informações sobre uma ferrovia subterrânea que pode servir como uma rota clandestina de fuga. Ao longo de sua jornada, Cora se vê perseguida por Ridgeway (Joel Edgerton), um caçador de recompensas obcecado em levá-la de volta à fazenda da qual escapou – especialmente porque a mãe dela, Mabel (Sheila Atim), é a única que ele nunca conseguiu capturar. Enquanto viaja pelo país, Cora precisa lidar com o legado de sua mãe, que a abandonou, e com sua própria luta para alcançar a liberdade. 

ANÚNCIO