A CNH no Celular – Carteira Nacional de Habilitação está disponível digitalmente desde 2017. O arquivo eletrônico tem o mesmo valor jurídico da versão impressa e pode ser baixado em um smartphone, junto com outros recursos como checagem de infrações e alertas de recall. Saiba como cadastrar sua CNH Digital.
Lançado pelo Departamento Nacional de Transportes (Denatran) em parceria com o Serpro, a CNH no Celular foi modernizada. Atualmente, não há necessidade de ir ao Departamento de Transportes (Detran) e/ou usar certificados digitais. O motorista só precisa ter uma CNH com QR code (aprovada, será emitida em maio de 2017) para usufruir dos benefícios da plataforma.

Como abrir a CNH no celular?
Para abrir a CNH no Celular ou tablet, o usuário deve baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play e App Store, e utilizar a câmera do próprio aparelho para registro biométrico. Em seguida, veja o passo a passo abaixo:
- Registo no portal de aplicações e serviços (redirecionamento automático);
- Ative a CNH digital clicando no link “Ativar” recebido por e-mail;
- Aplicativo de login;
- Clique em “Adicionar Arquivo” (e selecione CNH Digital);
- Nas opções, selecione o ícone “Por telefone”;
- Use o celular para ler o código QR;
- Faça uma “prova de vida”, uma ação física, lida pela câmera do celular;
- Confirme a verificação e insira seu número de celular.
O aplicativo também pedirá aos usuários que criem uma senha de quatro dígitos. É uma chave de acesso que deve ser digitada toda vez que um documento digital for utilizado. As providências foram tomadas e a CNH Digital estará disponível no seu dispositivo móvel.
O aplicativo pode acessar a CNH Digital offline, ou seja, não precisa de internet. Mas se a bateria do celular acabar e o motorista estiver portando apenas a versão digital, ele poderá ser multado em R$ 88,38 e três pontos na habilitação.
Funções do aplicativo CNH no Celular
Além da versão eletrônica da carteira de motorista, a CNH no Celular também oferece outras funções. Por meio do aplicativo, é possível acessar Certidões de Registro e Licenciamento de Veículos (números CRLV), recalls envolvendo automóveis e infrações relacionadas a automóveis/motocicletas e condutores. Após o cadastro na CNH Digital, o motorista só precisa escolher a opção que deseja consultar.
A plataforma agora pode notificar recalls e fornecer detalhes sobre defeitos nos carros dos consumidores e os riscos de não os consertar. Há também orientações para o tratamento de avarias que possam ocasionar acidentes e instruções para os canais de atendimento da empresa responsável.
Os alertas de vencimento da CNH no Celular são outra novidade do software. O aplicativo CNH Digital enviará notificações de lembrete de vencimento com trinta dias de antecedência. Assim, os motoristas não correm o risco de perder a carteira de habilitação.
Leia Também:
Baixar no celular – Carteira de Trabalho Digital
O Ministério das Infraestruturas introduziu a possibilidade de indicar o condutor principal do veículo na aplicação. Para instruir o motorista, basta o proprietário:
- Acesse a seção “Meus Veículos”;
- Clique no ícone com as informações do carro;
- Selecione a opção “Driver principal”.
Para completar o registro, o motorista principal também deve baixar o aplicativo em seu celular. Os motoristas devem concordar com o procedimento quando instruídos por outros.